4210663646.8dd5717.de874b916a494287b38e584ca2eda12c

A pureza em estado puro

Foi um dos dias mais gratificantes que tivemos nesta viagem. Assim que chegámos a esta escola, vieram um monte de mãos pequeninas encher-nos de ternurentos abraços. Os novos professores de inglês chegaram e foram vistos como autênticos heróis.

Não tínhamos nada preparado, por isso a lição não passou muito do ABC, mas quando tocou a campainha para o recreio, acho que me diverti mais do que eles. Sorrisos, gritos e correrias por todo o lado. Foi só um dia, mas viu-se muito respeito entre eles, muito próximos dos professores e funcionários e foram muito (mas mesmo muito!!!) simpáticos connosco.

Contudo, para mim, eles é que são os heróis. São os exemplos perfeitos para seguir.

Nunca tive muito jeito para crianças. Talvez porque nunca lidei muito perto com elas; não tenho sobrinhos ou primos pequenos e só agora é que os meus amigos, aos poucos, estão a começar a ter filhos. Pelo contrário, a Ana lidou desde sempre com os mais novos, pois a mãe é ama e faz disso vida.

Mas sabem que mais?… Nada disso importa quando alguém é recebido nesta escola como nós fomos, porque estas criaturas de palmo e meio foram capazes de nos desarmar de competências e encher-nos de emoções. É pureza em estado puro. E esta transparência pode ser bastante intimidante, tendo em conta que não estamos habituados a lidar com ela.

Eles ensinam-nos a estar confortáveis com isso. E nós… Nós só fomos lá para ensinar a contar até 10 em inglês. Qual das lições é mais importante? Quanto a mim não tenho dúvidas: eles e elas são os meus heróis.

Adorámos esta experiência numa escola deste lado da Tailândia mais rural. Do fundo do coração.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *